Projeto ERASMUS + CP AGEING

 

O CP-AGEING é um Programa de Treino para a promoção do Envelhecimento Ativo das pessoas com Paralisia Cerebral. Pretende aumentar as competências (atitudes, conhecimentos, aptidões) de Adultos com Paralisia Cerebral e seus cuidadores, no sentido de melhorar o seu Envelhecimento através de um  programa de treino feito à medida.

Objetivos do CP-AGEING 

Aumentar a consciencialização para a importância de prevenir e lidar com os efeitos do envelhecimento, mantendo a qualidade de vida dos adultos com Paralisia Cerebral.
    • Criar e divulgar diretrizes e ferramentas para prevenir e lidar com o declínio físico e cognitivo, e para manter e/ou fortalecer a autonomia e inclusão social, incluindo a seleção e exploração de tecnologias de apoio.
    • Promover a implementação de estratégias inovadoras nas instituições e também em casa, promovendo o auto cuidado e a autonomia.
    • Focar no envelhecimento dos cuidadores e o seu impacto no próprio apoio, processo de luto ou questões jurídicas e económicas, entre outros.
    • Fortalecer a cooperação entre instituições, adultos com Paralisia Cerebral e cuidadores.

 Quem irá beneficiar

  • Adultos com Paralisia Cerebral e seus cuidadores
  • Profissionais que trabalham com pessoas com paralisia cerebral 

Objetivos Específicos

  1. Será co-elaborado um programa para melhoria do envelhecimento de adultos com Paralisia Cerebral, com a participação direta dos utilizadores finais (adultos com paralisia cerebral e cuidadores) visando envolvê-los desde o início no desenvolvimento do Programa de Treino e tendo em conta as suas contribuições.
  2. Pack de treino para prevenir e lidar com o envelhecimento físico de adultos com Paralisia Cerebral.
  3. Pack de treino para prevenir e lidar com o declínio cognitivo de adultos com Paralisia Cerebral.
  4. Pack de treino para manter a autonomia e a inclusão social de adultos com Paralisia Cerebral ao longo do processo de envelhecimento.
  5. Será construída uma Plataforma online de Treino (e-Training) acessível, que incluirá materiais de treino, atividades de treino, jogos sérios, ferramentas para melhorar a experiência de e-learning, etc.
  6. Serão implementadas ações-piloto de validação em Espanha, Portugal, Eslovénia e Grécia com adultos com Paralisia Cerebral, onde todos os Packs de Treino e a Plataforma de e-Training serão testados.
  7. Serão organizados 4 eventos multiplicadores nacionais, onde todos os resultados do projeto serão apresentados às principais partes interessadas a nível nacional.