Projeto Erasmus+ "VET for EI"

Decorreu na passada semana de 13 a 18 de outubro de 2019 em Istambul (Turquia), nas instalações da Cerebral Palsy Türkyie (entidade organizadora), a última reunião transnacional do projeto Erasmus+ “VET for EI” em que a APCB é membro integrante. O objetivo geral do projeto é a criação de um currículo de formação em Intervenção Precoce para Fisioterapeutas, que após conclusão será disponibilizado gratuitamente no site do projeto (vetforei.eu) para acesso a todos os interessados via plataforma Moodle.

A semana contou com a realização do evento piloto do curso (dias 13 a 15), em que, presencialmente com os formadores do projeto, um conjunto internacional de Fisioterapeutas teve a oportunidade de receber os conteúdos do protótipo do curso, e tecer recomendações para melhorias do mesmo. Os dias seguintes (16 e 17) foram de reuniões entre os formadores do projeto, para revisão final do protótipo do curso e planificação de ações para o encerramento do projeto no final de novembro de 2019. No dia 18 de outubro decorreu o simpósio de encerramento do projeto, que contou com a presença de mais de 200 participantes nas instalações da Cerebral Palsy Türkyie, bem como de entidades governamentais responsáveis pelo desenvolvimento de respostas de Intervenção Precoce na Turquia.

Durante os dois anos do projeto, o departamento de Fisioterapia da APCB participou com todos os seus elementos, integrando os diversos eventos nas cidades de Istambul, Birmingham, Braga e Ancara. Esta participação permitiu que os seus conhecimentos e recomendações pudessem ser utilizados para melhoria dos conteúdos dos módulos, bem como para instituir uma atmosfera de partilha e crescimento profissional em conjunto com os diversos Fisioterapeutas internacionais envolvidos, restantes académicos e profissionais.

As entidades membro do projeto são a Cerebral Palsy Türkyie (Turquia), Universidade do Minho (Portugal), Eurlyaid (Luxemburgo), Praxis Europe (Reino Unido), Universidade de Gazi (Turquia), APCB (Portugal) e o Ministério da Família, Emprego e Serviços Sociais (Turquia).

No evento de encerramento em Istambul, a equipa da APCB do projeto contou com a presença dos fisioterapeutas Raquel Abreu, Daniela Araújo, Sónia Machado e Pedro Alves, bem como do assistente social Luís Dias. A fisioterapeuta Joana Silva participou na equipa presente no evento de Birmingham.

Aquando da publicação da versão final do curso, os conteúdos serão divulgados para formação e consulta dos interessados.