- Pessoa com deficiência grave
- Idade igual ou superior a 18 anos (coincidente com o término da escolaridade obrigatória)
- Não enquadramento no âmbito do regime de emprego protegido
- Capacidades que não permitam, temporária ou permanentemente, o exercício de uma atividade produtiva
- Carência de apoios específicos (médico, psicológico e social).
![]() |
Atividade na Quinta Pedagógica (Braga) |
- Estimular e facilitar o envolvimento dos clientes
- Facilitar a sua integração e participação social
- Encaminhar, sempre que possível, os clientes para programas adequados de integração profissional
![]() |
Atividade de olaria |
Modelo de Qualidade de Vida
O enquadramento da atividades desenvolvidas no CAO circunscreve-se no âmbito do modelo de qualidade de vida. A qualidade de vida é um modelo amplo e complexo que interrelaciona o meio ambiente com os aspetos físicos, psicológicos, nível de independência, relações sociais e crenças pessoais. Seguindo os parâmetros orientadores do Instituto da Segurança Social, I.P. para a resposta social CAO, a APCB estrutura as atividades e os objetivos de intervenção em oito dimensões essenciais (Bem-estar emocional, relacionamento Interpessoal, Bem-estar Material, desenvolvimento Pessoal, Bem-estar físico, Autodeterminação, Inclusão Social e Direitos) que se organizam em três domínios:
- Desenvolvimento pessoal
- Bem-estar
- Inclusão social
![]() |
Atividade de Pintura |
Plano de Desenvolvimento Individual
Todos os clientes integrados na resposta social Centro de Atividades Ocupacionais possuem um Plano de Desenvolvimento Individual, que é elaborado após a realização da avaliação e identificação das necessidades e potenciais do cliente. O Plano de Desenvolvimento Individual é um documento que visa organizar, operacionalizar e integrar todas as respostas às necessidades e aos potenciais de desenvolvimento identificados em conjunto com o cliente. A elaboração do Plano de Desenvolvimento Individual é dinamizada pelo gestor de caso em colaboração e articulação com todos os intervenientes: equipa técnica interdisciplinar, cliente e/ou significativos, outros colaboradores que o cliente/cuidador considere pertinente (p.e.: outras organizações, profissionais de saúde, etc.).
O trabalho em rede e em parceria constitui uma mais-valia para o Plano de Desenvolvimento Individual e deve, sempre que possível ser considerado com o objetivo de promover e operacionalizar a inclusão social. A adoção desta estratégia pode visar não só a implementação de determinadas atividades, mas também a aquisição ou cedência de recursos. Deste modo, consoante os objetivos definidos no Plano de Desenvolvimento Individual, poderão ser envolvidas, mobilizadas e dinamizadas estruturas da comunidade.
Atividade de Culinária |
Esforço pela melhoria da qualidade das atividades oferecidas
No sentido da melhoria contínua, a APCB avalia a eficácia e a eficiência das atividades que está a desenvolver para os seus clientes, através de um referencial de medição e avaliação do seu desempenho, onde constam os seguintes critérios:
- Pertinência (relevância da atividade para os objetivos propostos);
- Adequabilidade (adequação da atividade à população-alvo);
- Exequibilidade (possibilidade de realizar a atividade);
- Eficiência (utilização adequada dos recursos para atingir os objetivos propostos);
- Eficácia (resultados de acordo com os objetivos propostos).
![]() |
Atividade de elaboração de granadas de sementes |
Fontes
Imagens: A APCB agradece a todos os clientes, famílias e colaboradores por cederem gentilmente a sua imagem na divulgação do trabalho desenvolvido pela organização.