Ao longo da sua história a APCB tem procurado desenvolver e melhorar de forma continuada os serviços disponibilizados aos seus clientes, em linha com outras organizações do terceiro setor que buscam a excelência dos serviços que prestam, tendo a qualidade dos serviços da APCB sido certificada pela primeira vez em 2011 pelo referencial EQUASS Assurance. A implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) trouxe consigo uma evidenciação mais clara do rigor empregue pela APCB nas atividades e nos serviços prestados aos sues clientes, passando por uma monitorização sistemática dos seus processos e avaliação do impacto final dos serviços e políticas organizacionais nos clientes, associados, colaboradores, entidades financiadoras, parceiros e outras partes interessadas.
A sistematização dos processos de criação de valor da APCB através do SGQ tem-lhe permitido perceber de forma cada vez mais clara e sistematizada as evoluções nos serviços, a satisfação dos clientes e demais partes interessadas, bem como captar de forma tangível alguns resultados de intervenção com os seus clientes, que no passado se assumiam como difíceis de captar e, consequentemente, de evidenciar. A tangibilidade dos resultados obtidos tem permitido aos clientes perceber as suas evoluções, os aspetos a reforçar, tendo-se assumido como um fator importante de motivação e capacitação para fazer face às dificuldades que, em determinados momentos, as pessoas com deficiência e suas famílias têm de ultrapassar.
Para além destes aspetos, a transparência das políticas e objetivos organizacionais também foram aspetos reforçados com a implementação e certificação do SGQ, contribuindo de forma inequívoca para um compromisso com a melhoria contínua dos serviços prestados. A APCB está consciente de que o percurso percorrido até hoje lhe permite encontrar-se numa situação melhor face ao passado, mas que é, seguramente, pior do que a situação que irá alcançar no futuro, depositando uma forte esperança e confiança nos esforços desenvolvidos neste âmbito pelos órgãos sociais, sócios e colaboradores, no sentido da disponibilização de um serviço cada vez melhor e de referência para as pessoas com Paralisia Cerebral e condições neurológicas afins.
A Política da Qualidade é um compromisso assumido pela Direção da APCB, visando constituir-se como uma orientação para todos os processos da organização relevantes para a qualidade dos serviços prestados pela APCB. Os pontos que se seguem visam apresentar a missão, a visão e os valores da APCB, bem como os objetivos da qualidade definidos e que constituem as linhas fundamentais do processo de criação de valor que a APCB propõe para os seus clientes e para a sociedade em geral.
Interna
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Externa
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Missão
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Prestar serviços integrados e inovadores
para e com as pessoas com Paralisia Cerebral e situações neurológicas afins e
seus significativos.
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Construir a igualdade de oportunidades com
as pessoas com Paralisia Cerebral e situações neurológicas afins e seus
significativos
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Visão
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Ser uma organização de referência pelo valor que
gera para os seus clientes e para outras partes interessadas
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Construir com as pessoas com Paralisia Cerebral e
situações neurológicas afins e seus significativos uma sociedade mais
informada, inclusiva e evoluída
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Valores
As políticas e ações desenvolvidas pela APCB no âmbito da concretização dos seus objetivos pautam-se pela aplicação dos seus valores organizacionais, partilhados entre os órgãos sociais, os associados, os colaboradores e os voluntários, colocando-os ao serviço dos clientes da APCB e contribuindo para o desenvolvimento das partes interessadas e da comunidade. A figura seguinte apresenta de forma esquemática os valores da organização , salientando-se que os valores são transversais a todas as políticas da organização e encontram-se presentes em todos os processos e procedimentos da qualidade:
Entendemos cada um dos valores da APCB da seguinte forma:
- Accountability/Responsabilidade
- Promovemos a autonomia
dos colaboradores, para que estes de forma livre e ética, desempenhem as
suas funções, disponibilizem feedback,
assumam eventuais erros e desenvolvam as ações necessárias para que não
voltem a acontecer;
- Disponibilizamos feedback contínuo potenciando a
responsabilidade e a autonomia no trabalho;
- Promovemos o elogio,
potenciando a compreensão do trabalho de cada um e o seu valor para a
organização;
- Identificamos os
problemas, somos proactivos na sua solução, procurando antever os
desafios que possam surgir.
- Aprendizagem contínua
- Somos humildes e
aprendemos uns com os outros, reconhecendo a importância de cada um nas
conquistas alcançadas;
- Fomentamos o
desenvolvimento de competências e a partilha do conhecimento;
- Estamos disponíveis à
diversidade de novas formas de intervenção e mediação, assumindo uma
atitude de abertura perante novos conhecimentos.
- Confiança
- Promovemos a delegação de
tarefas, a representação de equipas e da APCB;
- Apostamos no
desenvolvimento de competências que potenciam a criação da confiança nos
relacionamentos da APCB com todas as partes interessadas;
- Promovemos comportamentos
de abertura e confiança.
- Direitos Humanos
- Respeitamos as diferenças
culturais de cada um;
- Colocamos o nosso
conhecimento ao serviço da sociedade;
- Consciencializamos e
capacitamos os clientes dos seus direitos e deveres;
- Proporcionamos um serviço
de igualdade.
- Estabilidade Financeira
- Promovemos a imagem da
Instituição;
- Desenvolvemos alianças
estratégicas;
- Mantemos um quadro de
pessoal estável e satisfeito;
- Fazemos uma gestão
financeira eficiente.
- Excelência
- Desempenhamos um trabalho
com entusiasmo e qualidade, mantendo-nos atualizados e promovendo a
melhoria contínua;
- Prestamos serviços
especializados e diferenciados, com competência e distinção;
- Gostamos de desafios e
definimos objetivos ambiciosos, aceitando a mudança como forma de
evolução;
- Somos flexíveis e tomamos
riscos com vista a mudança.
- Fazer a diferença
- Alinhamos a missão
organizacional e a missão pessoal, no sentido de marcarmos a diferença no
serviço que prestamos;
- Tomamos riscos, no
sentido de transformarmos os nossos serviços, para que estes desafiem o
estabelecido e conduzam a uma melhoria;
- Alinhamo-nos com outros
parceiros que partilhem dos mesmos valores para juntos irmos mais longe;
- Proporcionamos um
ambiente agradável, privilegiando o humor, a boa disposição e os
sorrisos.
- Inovação
- Atualizamos as nossas
competências no sentido de promover a inovação e crescimento
organizacional;
- Colocamos em prática
processos e técnicas de intervenção que tenham evidência de melhores
resultados;
- Participamos em projetos
inovadores que trazem mais-valias para a organização e para os nossos
clientes;
- Estabelecemos alianças
estratégicas/parcerias que suportam a inovação dos serviços.
- Integridade
- Somos coerentes com os
valores pessoais e institucionais;
- Cumprimos com os
compromissos que assumimos;
- Promovemos a igualdade de
oportunidades a todos;
- Procuramos a
imparcialidade no cumprimento da prática profissional
- Ownership/sentido de pertença
- Preocupamo-nos com o
funcionamento da organização no seu todo, ainda que não seja na área
específica de cada um;
- Responsabilizamo-nos pela
imagem da APCB na comunidade/sociedade;
- Vestimos a camisola, pois
divulgamos e defendemos a organização interna e externamente;
- Zelamos pelo bom uso das
instalações e equipamentos da APCB.
- Satisfação dos Clientes
- Envolvemos o cliente nos
serviços que prestamos, dando-lhe o protagonismo na equipa;
- Estamos permanentemente
focados no cliente e na sua qualidade de vida;
- Capacitamos o cliente
para encontrarem as suas próprias soluções.
- Trabalho de Equipa
- Respeitamos, sem juízo de
valor, a opinião dos outros e escutamos no sentido da tomada de decisão;
- Estamos incluídos e
conhecemos todos os objetivos comuns;
- Mantemos uma atitude harmoniosa,
tolerante e pacífica perante situações desafiantes;
- Partilhamos os
conhecimentos para potenciar melhores resultados.
- Transparência
- Disponibilizamos
informação diversa a todas as partes interessadas, de forma clara e
acessível, respeitando, onde aplicável, o princípio ético da
confidencialidade;
- Desenvolvemos
competências na área da comunicação para que esta se torna cada vez mais
objetiva e assertiva;
- Promovemos a abertura à
comunidade/sociedade, através de um diálogo participativo.
A APCB define o conceito de empowerment das pessoas que serve em diversos documentos estruturais, nomeadamente nos seus Estatutos, no Manual da Qualidade e na Política da Qualidade e de Envolvimento Ativo. O empowerment na APCB está presente na corresponsabilização da pessoa com Paralisia Cerebral e seus significativos na definição dos serviços que são prestados, bem como na orientação desses serviços para a capacitar as pessoas servidas para se autonomizarem e potencializarem a sua participação nas suas rotinas de vida, seja em contexto familiar, seja na participação cívica ativa na defesa dos seus interesses e de causas que lhes sejam significativas.
Empowerment pode ser descrito como um processo pelo qual a pessoa se torna parte verdadeiramente participante no seu destino individual e da comunidade de que faz parte, no qual o poder é entendido como a capacidade de a pessoa agir com outras pessoas, a mobilização das capacidades e recursos da pessoa servida para um funcionamento social melhor, melhorar e aumentar a sua capacidade de lidar com os problemas, capacitar para a ação e para a mudança, ajudar a pessoa servida a refletir sobre os seus relacionamentos e ligações com o mundo e agir sobre elas[1].
[1] To, Siu-ming, 2007, Empowering school social work practices for positive youth development: Hong Kong experience, Adolescence, Fall, Vol. 42, Nº16, pp.555-567.
As principais ferramentas de trabalho, nomeadamente os Planos de Desenvolvimento Individuais, têm na sua estrutura o espaço necessário para aprovação e avaliação pela pessoa servida, permitindo que esta seja a titular e a principal promotora do seu próprio desenvolvimento.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, qualidade de vida é “a perceção que um indivíduo tem sobre a sua posição na vida, dentro do contexto dos sistemas de cultura e valores nos quais está inserido e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”[1]. Esta definição contempla a influência da saúde física e psicológica, nível de independência, relações sociais, crenças pessoais e das suas relações com características inerentes ao meio na avaliação subjetiva da qualidade de vida individual, pelo que a qualidade de vida pode ser definida como a satisfação da pessoa em relação à sua vida quotidiana.
A APCB avalia a qualidade de vida das pessoas servidas através do questionário WHOQOL-BREF-ID e Módulo Incapacidades[2], desde 2020.
[1] WHOQOL Group (1994). Development of the WHOQOL: Rationale and current status. International Journal of Mental Health, 23(3), 24-56.
[2] WHOQOL-BREF-ID E MÓDULO INCAPACIDADES – Uma Medida da Qualidade de Vida de Pessoas com Incapacidade Intelectual (Versão do Teste de Campo Preparada pelo Grupo DIS-QOL – Janeiro de 2008; Adaptada para português europeu por APCB – Março de 2020).
- Desenvolver e prestar serviços eficazes (capazes de atingir os objetivos definidos com os clientes) e eficientes (cumprir os objetivos através de uma utilização otimizada dos recursos);
- Cumprir e fazer cumprir as leis e normativos nacionais e internacionais aplicáveis à realidade da organização, defendendo os direitos e interesses dos clientes e significativos;
- Abraçar o desafio de permanentemente melhorar o sistema de gestão de qualidade da APCB e eliminar as não conformidades dos serviços prestados, através da revisão dos resultados e dos objetivos alcançados;
- Encorajar a participação e a adoção de um compromisso com a qualidade em todos os colaboradores e terceiros através de procedimentos, formação, treino, supervisão e comunicação efetiva.
A criação de valor acrescentado para os clientes, de forma eficaz e eficiente, é conseguida através da partilha de uma visão sobre qualidade que se apoia nos seguintes objetivos:
- Garantir o desenvolvimento individual de cada cliente ao nível das competências motoras, cognitivas, emocionais e sociais, da autonomia e da participação, respeitando as políticas internas, os princípios e os procedimentos da qualidade de forma transparente;
- Assegurar a confiança e a sustentabilidade dos serviços através da satisfação plena dos clientes, indo ao encontro das suas necessidades através de serviços e atividades que satisfaçam esses requisitos ou que excedam as suas expectativas;
- Ambicionar a eficácia e eficiência plenas, através da procura continuada de oportunidades de melhoria dos serviços prestados, rentabilizando recursos e eliminando desperdícios;
- Promover o envolvimento de todos os intervenientes da cadeia de criação de valor da APCB na construção da cultura da qualidade da APCB.
- Carta de Direitos
- Política de Ética e Bem-estar
- Código de Ética
- Política de Recursos Humanos
- Política de Participação e Envolvimento Ativo
- Código de Boa Conduta para Prevenção e Combate ao Assédio no Trabalho
- Política de Saúde e Segurança
- Política de Confidencialidade
- Política de Prevenção do Abuso das Pessoas Servidas
A gestão por processos constitui-se como um elemento essencial do cumprimento, manutenção e mensuração do desempenho organizacional e orientador para a continuidade da prossecução do objetivo de satisfazer cada cliente. A APCB encontra-se em fase de preparação para candidatura à certificação EQUASS Assurance 2018. A APCB espera que os seus parceiros institucionais demonstrem o seu alinhamento com os requisitos do SGQ da APCB de forma a garantir a prestação de serviços de qualidade a cada cliente.
A cultura de envolvimento ativo na APCB é promovida entre os colaboradores, através da sensibilização para as questões relacionadas com a qualidade, de forma a que medidas de melhoria do sistema possam ser cada vez mais de caráter preventivo e preditivo das necessidades dos clientes. Este alinhamento é fomentado através de uma comunicação próxima e individualizada da gestão junto de cada colaborador, capacitando-o com as competências e ferramentas necessárias para implementar as políticas, princípios e procedimentos da organização. A melhoria é continuamente procurada através dos desafios autopropostos que visam aportar à organização mais conhecimentos e competências para fazer face às mudanças constantes e incertezas do meio envolvente, garantindo que os direitos e necessidades dos clientes da APCB são satisfeitas. A manutenção e avaliação da eficácia do SGQ da APCB são efetuadas através de metodologias de avaliação providenciadas, a nível interno, pelos departamentos da qualidade e da contabilidade da APCB e, a nível externo, através da parceria com entidades auditoras externas.
A Qualidade constrói-se com confiança e liderança em todos os níveis da organização. Cada parte interessada da APCB tem o poder de contribuir para a melhoria contínua, influenciando positivamente os restantes através de uma postura exemplar e congruente com os valores da organização, apoiando-se no espírito de serviço, na paixão e no privilégio em poder contribuir para a missão nobre a que se presta a APCB.
Presidente da Direção